A Federação Internacional de Judô (FIJ) anunciou nessa terça-feira que a cidade russa de Chelyabinsk irá sediar o Mundial de 2014. O local é o mesmo que, este ano, recebeu o Campeonato Europeu de Judô, do qual participaram 377 atletas de 45 países e contou com mais de 50 mil espectadores.
“Chelyabinsk já está familiarizada com muitos dos atletas que aqui estarão e a cidade receberá cada um como se fosse um velho amigo”, afirmou Mikhayl Yurevich, o governador da região de Ural do Sul.
Será a segunda vez que a Rússia irá sediar a principal competição mundial de judô. Em 1983, Moscou recebeu o torneio. “O Mundial de 2014 fixará o estatuto de Chelyabinsk como capital do judô russo”, completou o governador.
No final da cerimônia de assinatura, Marius Vizer, presidente da FIJ, premiou o governador, Sr. Yurevich; o campeão olímpico e morador da cidade, Mansur Isaev; e o diretor técnico do time russo, Ezio Gamba. Ele já havia sido escolhido pelo Comitê Olímpico Russo como o melhor técnico do país em 2012 por causa dos resultados fantásticos da seleção masculina de judô nos Jogos Olímpicos de Londres.
“A Rússia não é somente um dos países que lideram o mundo mas também um dos que lideram o judô”, destacou Vizer.
