A Federação Internacional de Judô anunciou nesse domingo novas regras para competições internacionais disputadas a partir do Grand Slam de Paris do ano que vem. O sistema de pontuação dessas competições foi modificado, beneficiando os campeões.
A partir de 2013, as delegações de cada país poderão escolher uma categoria para inscrever dois atletas em campeonatos Mundiais e categorias. O limite de inscritos passa de 16 para 18 atletas – nove homens e nove mulheres, no máximo.
Entre as novas normas ainda está uma que introduz uma segunda pesagem dos atletas, antes da primeira luta. “Se aplicará um procedimento qquando um competidor tenha um peso acima de certa tolerância de uma porcentagem do peso”, diz a nova regra.
A FIJ ainda determinou repescagem aos atletas que chegarem às quartas de final em todos os eventos organizados pela entidade internacional, inclusive Masters, Grand Slam e Grand Prix. As áreas de combate deverão ter 10m x 10m e um mínimo de quatro metros de zona de segurança para Jogos Olímpicos, Mundiais e Masters.
Pontuações alteradas
A partir de 2013, um título numa grande competição internacional passará a valer mais no ranking mundial. O ouro nos Jogos Olímpicos passa a valer 1000 pontos, enquanto a conquista do Mundial faz o vencedor ganhar 900. O Masters e o Grand Slam passam a render 700 e 500 pontos, respectivamente.
• Acesse
Novo quadro de pontuações