Maria Portela e Renan Nunes estão chegando ao final da temporada com a forma em dia. Os sogipanos conquistaram, neste domingo, a medalha de prata no Grand Prix de Qingdao, na China, a penúltima competição da temporada para eles, que voltam a lutar no Grand Slam de Tóquio, semana que vem.
Com o resultado, a dupla somou 120 pontos no ranking mundial, consolidando-se como os melhores brasileiros nas respectivas categorias – Portela luta no médio (70 kg) e Renan, no meio pesado (100 kg).
Neste domingo, Maria Portela foi quem subiu no pódio primeiro. A gaúcha estreou contra a Yun-Ting Chen, de Taiwan, nas quartas de final. Na semi, derrotoua alemã Laura Koch. Na final, porém, foi superada pela chinea Fei Chen.
Já Renan começou com vitória sobre Anar Dorj, da Mongólia, por ippon. O ritmo continuou nas quartas de final e, também por ippon, ele eliminou o lituano Karolis Bauza nas quartas de final. Na semi, passou pelo sul-coreano Do Hyoung Kim. Na grande final, o sogipano acabou derrotado pelo japonês Yusuke Kumashiro.
Ao todo, o Brasil encerrou o Grand Prix de Qingdao com seis medalhas: ouro com Victor Penalber; prata com Portela, Renan, Érika Miranda e Ketlyin Quadros; e bronze com Gabriela Chibana.