O professor Carlos Camillo elaborou um artigo no qual aborda a detecção de talentos nas quatro equipes melhores ranqueadas pela Federação Gaúcha de Judô. Para elaborar o trabalho, ele entrevistou sete professores e montou uma lista com os fatores mais relevantes que encontrou.
A orientação para o trabalho acadêmico foi do professor e presidente da FGJ, Luiz Madudo. O artigo foi usado como trabalho de conclusão do Curso “Ensino e Treinamento em Lutas”, da Faculdade Sogipa de Educação Física, entidade que conta com apoio da FGJ.
Abaixo, o resumo do artigo, que pode ser lido neste link
Resumo
O presente estudo teve como objetivo verificar como os professores de judô detectam talentos esportivos em suas aulas e comparar com o modelo adotado pelo INDESP, que privilegia os aspectos condicionados às valências físicas.
Constituíram a amostra 07 professores, representantes dos 04 clubes melhores rankiados na Federação Gaúcha de Judô. Como instrumento metodológico para coleta de dados, foi realizada uma entrevista semi-estruturada, contendo 01 pergunta aberta. Os resultados indicaram que o interesse e a vontade dos alunos são aspectos determinantes na detecção de um talento esportivo no judô.
Conhecer os fatores analisados pelos professores experientes que realmente formam atletas de alto rendimento faz com que venhamos a refletir sobre os testes avaliativos do IDESP, que apenas levam em conta aspectos físicos e poderá servir de auxílio na busca de subsídios para detectarmos novos talentos esportivos no judô.
