FGJ expressa pesar a familiares do sensei Manoel Lacerda

Professor Aparecido Manoel Lacerda 9ª DAN FGJ | Foto: Miguel Noronha / FGJO presidente da Federação Gaúcha de Judô, Luiz Maduro, transmitiu os sentimentos à família do sensei Manoel Aparecido Lacerda, que faleceu nesse domingo. Kodansha 9º dan, o professor foi uma das figuras mais importantes do judô gaúcho, conforme destacou o dirigente, que esteve presente no velório.
“Além do reconhecimento oficial da FGJ pelos trabalhos prestados ao judô gaúcho, perdi uma das referências que tinha. Conhecia o sensei desde a década de 80 e todos nós aprendemos muito com ele. Externo os meus sentimentos à família e a seus inúmeros amigos”, disse Maduro.
O presidente da FGJ fez um breve histórico do sensei:
“O judô gaúcho perdeu nesse último domingo um de seus mais importantes personagens. Faleceu o Sensei Manoel Lacerda, 9º Dan. Vindo de São Paulo, primeiramente para Caxias do Sul e posteriormente para a Região Metropolitana, foi treinador do Grêmio Náutico Gaúcho e depois da Socidade Ginástica de Novo Hamburgo, onde residia há muitos anos. Pai dos faixas pretas Renan, André e Rui (este último residindo fora do RS), atletas que apresentaram sempre um judô refinado e um comportamenteo que sempre orgulhou seu pai.
O sensei foi o responsável por uma significativa melhora na arbitragem do Rio Grande do Sul, sendo considerado introdutor no Estado do estudo e do conhecimento mais aprofundado nesta área. Foi o professor de um dos maiores atletas do judô brasileiro, o professor Takeshi Miura, hoje radicado em Brasília.
Além dos clubes tradicionais que foi o responsável técnico, Lacerda deu aulas na comunidade nipônica de Ivoti durante muitos anos.”

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *