Pela terceira vez o Rio de Janeiro será a sede do Campeonato Mundial sênior de Judô. Os melhores atletas do planeta estarão em ação na Cidade Maravilhosa em setembro de 2013, no primeiro mundial do ciclo olímpico dos Jogos de 2016. O evento de lançamento do Mundial ocorreu nesta sexta-feira, no Palácio da Guanabara, sede do governo fluminense.
A cerimônia teve a presença do governador do Rio, Sérgio Cabral, do presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira, do presidente da Federação Internacional de Judô, Marius Vizer, do senador Francisco Dornelles, do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Organizador das Olimpíadas de 2016, Carlos Arthur Nuzman, e da secretária de esportes e lazer do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Lins.
O Mundial do Rio de Janeiro 2013 será a 29ª edição do torneio individual mais importante do Circuito da Federação Internacional de Judô. Criado em 1956, no Japão, o Campeonato Mundial do Rio terá também a competição por equipes, formato de disputa que a entidade máxima da modalidade quer incluir no programa para as Olimpíadas de 2016.
Primeiro Mundial foi em 1965
A relação do Rio de Janeiro com o mundial de judô é antiga. Na edição de 1965 o Rio se tornou a primeira cidade das Américas a realizar o evento e, em 2007, o campeonato foi o maior mundial de todos os tempos em números de países e atletas participantes, quando a regra não permitia a inscrição de mais de um judoca por país. Foram 778 judocas lutando por 134 nações.
Na edição de 2007, João Derly tornou-se bicampeão mundial, enquanto Tiago Camilo, então atleta da Oi/Sogipa, também saiu campeão, sendo eleito o melhor judoca da competição.
Fonte: CBJ