O judô gaúcho tem um importante compromisso neste fim de semana, o Grand Slam de Paris. O torneio é um dos quatro mais importantes do calendário da Federação Internacional de Judô. Felipe Kitadai e Mayra Aguiar estão entre os 12 representantes da Seleção Brasileira no evento.
Primeiro Grand Slam do ano olímpico, Paris receberá mais 594 atletas de 97 países. A medalha de ouro no evento rende 300 pontos no ranking mundial, que define os participantes nos Jogos Olímpicos.
Felipe Kitadai (60 kg) estreia no sábado contra o vencedor do confronto entre Robert Mshvidobadze, da Rússia, e Kin Ting Yu, de Hong Kong. Ele está em uma das categorias com maior número de inscritos, 51 no total.
Já Mayra Aguiar (78 kg)luta no domingo. Atual número 3 do ranking mundial, a gaúcha – única brasileira que medalhou em todos os Grands Slams do ano passado – começa a sua trajetória em Paris contra uma das anfitriãs, a francesa Marjorie Ulrich.
“São chaves complicadas, especialmente a do Kitadai, que terá de passar provavelmente pelo melhor judoca da atualidade se quiser brigar pelo ouro em Paris”, analisa o técnico da dupla na Oi/Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko.
“Já a Mayra, pelo seu desempenho ao longo do ano passado e no início desta temporada, entra como um dos nomes fortes de sua chave, mas não pode descuidar, porque também tem adversárias de alto nível no caminho”, completa o treinador.
Pela programação oficial do Grand Slam de Paris, lutam no sábado os atletas das categorias 48kg, 52kg, 57kg, 63kg, 60kg, 66kg e 73kg. No domingo entram no tatame os judocas dos pesos 70kg, 78kg, +78kg, 81kg, 90kg, 100kg e +100kg. A disputa de medalhas está prevista para as 16h (horário local).
Classificação olímpica
Segundo critério estabelecido pela Federação Internacional de Judô, estarão classificados para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 os 22 homens e 14 mulheres mais bem ranqueados, no limite de um atleta por país em cada categoria.