Porto Alegre irá receber alguns dos melhores judocas do Brasil neste fim de semana. Nomes como Leandro Guilheiro, Tiago Camilo e Luciano Corrêa vêm à capital para disputar a etapa masculina do Grand Prix Nacional de Judô.
A competição é a mais importante disputa entre clubes do País e é realizada por equipes, onde o trabalho de grupo é mais importante que a vitória individual. O Grand Prix ocorre desde 2003.
Participante de todas as edições, a equipe Oi/Sogipa será a única representante gaúcha o Grand Prix. Bicampeã o feminino, o clube de Porto Alegre nunca chegou ao topo do pódio no masculino e tentará o título inédito contando com a força da torcida, que costuma transformar o ginásio na famosa “Bombonera do Judô”.
Oi/Sogipa é cabeça de chave
Além da Oi/Sogipa, participarão do Grand Prix São Caetano (SP), Minas TC (MG), Castelo Branco (RJ), FTC (BA), Rogério Sampaio (SP), Flamengo (RJ), SESC-Bahia (BA), Santo André (SP), Jequiá (RJ), Pinheiros (SP) e O.S. Atitude (GO). Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, Rafael Silva, Luciano Corrêa e Leandro Cunha são alguns dos atletas que entrarão no tatame para representar os seus clubes em busca do título do certame nacional.
Inicialmente, as 12 equipes serão divididas em quatro grupos. O São Caetano está no grupo A, a Oi/Sogipa no grupo B, O Minas no C e o Castelo Branco no D. Estes quatro clubes foram os primeiros colocados do GP 2010, por isso, são cabeças de chave. Na sexta-feira, 4 de novembro, os demais times serão sorteados e incluídos nos respectivos grupos. Os dois primeiros de cada grupo avançam para a fase seguinte.
As lutas começam no sábado, às 9h, com a fase classificatória. Ao longo do primeiro dia, os confrontos ocorrem até o término das quartas de final. Os semifinalistas sobem no tatame novamente no domingo, a partir das 9h. Os medalhistas, porém, só serão definidos junto com a realização da etapa feminina, em 13 de novembro, na capital paulista.
Recuperado, João Derly é o principal reforço
A equipe Oi/Sogipa conta com dez atletas, dois por categoria: Diego Santos (66kg), José Lucas (66kg), João Derly (73kg), Moacir Mendes Jr. (73kg), Lucas Pascoal (81kg). Guilherme Luna (81kg), Rodrigo Luna (90kg), Eduardo Santos (90kg), Renan Nunes (+90) e Walter Santos (+90).
Recuperado de lesão, João Derly é o mais vitorioso do grupo. Na última vez que entrou em ação, em julho, ele estava retornando de lesão e não teve o seu melhor desempenho. Agora, ele quer mudar isto. “Treinei duro desde que lutei na Copa do Mundo de El Salvador. Agora, me sinto muito mais preparado”, garantiu o bicampeão do mundo.