Chaves difíceis, mas confiança em alta para o Pan de Guadalajara

Gaúchos têm caminho difícil no Pan | Montagem por fotos de Fotocom.net

“Vai ser pedreira.” Essa foi a primeira impressão para os gaúchos nos Jogos Pan-Americanos de 2011. O sorteio das chaves em Guadalajara colocou no caminho de Felipe Kitadai, Maria Portela e Mayra Aguiar campeões mundiais e os temidos cubanos antes de possíveis finais. A competição de judô começa nesta quarta-feira, com os pesos +78 kg; 100 kg e +100 kg.
“O sorteio não nos beneficiou, mas isso não quer dizer que não tenhamos que manter a esperança de três medalhas”, analisou o treinador dos atletas na Oi/Sogipa e coordenador técnico da Federação Gaúcha de Judô, Antônio Carlos Pereira, o Kiko.
Conforme definido pelo sorteio realizado nesta terça-feira, Mayra Aguiar (78 kg) estreará nesta quinta-feira contra a equatoriana Diana Chala. Mas logo na segunda rodada terá a sua principal rival no momento, a norte-americana Kayla Harrison, nas quartas de final. Na mesma chave, ainda está a cubana Yalennis Castillo, possível rival na semifinal.
Apesar do cenário complicado, o sorteio remeteu Kiko a uma boa lembrança: o Rio-2007. “Naquela vez, o João Derly também precisou passar pelo Yordanis Arencibia nas quartas de final. Era o seu maior rival à época”, recordou.
Já Maria Portela (70 kg), que também luta na quinta, começa de bye. Ela entra direto nas quartas de final, enfrentando a vencedora do confronto entre a equatoriana Vanessa Chala e a salvadorenha Veronica Mendoza. Se passar, pode pegar a colombiana Yuri Alvear, campeã mundial de 2009. “Não será nada fácil”, acredita Kiko, citando o equilíbrio do confronto: “Neste ano foram duas lutas e uma vitória para cada lado”.
Felipe Kitadai (60 kg), que luta no sábado, não tem a vida facilitada. De bye, ele aguarda o vencedor da luta entre Antonio Betancourt, de Cuba, e Javier Guedez, da Venezuela. “O Guedez é o 38 do mundo e os cubanos são sempre perigosos.”
No Pan, o judô gaúcho busca aumentar o seu número de medalhas. Até hoje, foram quatro medalhas – dois ouros, uma prata e um bronze. Já a Seleção Brasileira, em 12 participações em Jogos Pan-Americanos, foi representada no pódio por 98 vezes.
• Confira
Chaves da categoria 60 kg
Chaves da categoria 70 kg
Chaves da categoria 78 kg

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *