Mais madura, Camila Barreto sonha com medalha no retorno à Seleção Brasileira

Camila Barreto defenderá RS e Brasil no Sul-Americano sub-20 | Foto: Divulgação / KiaiCamila Barreto está – definitivamente – de volta! A atleta da Kiai, de Canoas, de apenas 16 anos de idade, que há duas temporadas despontava como uma das principais promessas do judô gaúcho fará a sua reestreia na Seleção Brasileira na próxima semana. Ela vai defender o País no Chile, na disputa do Campeonato Pan-Americano sub-20. Completamente recuperada dos problemas que a afastaram do esporte, ela retorna cheia de moral e garante: “Espero trazer mais uma medalha para o Rio Grande do Sul”.
O ano era 2009, e o nome Camila Martins Barreto – uma gaúcha de apenas 14 anos – começava a ser conhecido em nível nacional. Pudera, apesar da pouca idade, ela já havia colocado em seu currículo títulos como o do Campeonato Brasileiro e do Pan-Americano. De quebra, também ainda já tinha uma vitória sobre Eleudis Valentim, então titular da Seleção Brasileira sênior.
Tudo caminhava bem e a gaúcha, natural de Canoas, classificou-se para a primeira edição do Mundial sub-17. Às vésperas de embarcar, porém, problemas particulares inviabilizaram a sua ida e acarretaram num desligamento do esporte, que, menos mau, não durou muito. O hiato terminou em 2010, quando aos poucos ela foi recuperando o gosto de aplicar ippons nas adversárias.
Ainda no ano passado, chegou a defender o Flamengo no Grand Prix Nacional de Judô. Em 2011, “mais madura e experiente”, conquistou o bronze no Brasileiro sênior e no sub-20, além de classificar-se para a Seleção Brasileira que lutará o Sul-Americano sub-20.
A volta à Seleção, conforme ela, é apenas o primeiro passo: “Depois que você sabe como é defender seu País não pode contentar com menos”, diz ela, que tem planos ambiciosos: “Sempre almejei chegar a um Mundial e até às Olimpíadas, então por estar na faixa etária que está sendo apontada para 2016 influenciou no meu retorno”.
Além de Camila, viajam para a concentração do Sul e Pan-Americano sub-17 e sub-20 as judocas Aléxia Castilhos, Mariana Braga e Dione Barbosa. A competição ocorre entre 7 e 11 de setembro.
Confira abaixo a entrevista com Camila Barreto.
Você despontou como uma das principais promessas do judô gaúcho e brasileiro dois anos atrás. Voltando agora à Seleção, achas que é possível recuperar o tempo perdido?
Acredito que sim, com muito sacrifício e empenho. No tempo que fiquei afastada do judô minhas adversárias continuaram crescendo e evoluindo. Assim o caminho se torna ainda mais árduo, porém acredito que com muito esforço, treinos e dedicação nada é impossível.
O que pesou para você voltar e decidir retomar seu espaço na Kiai e na Seleção Brasileira?
Mesmo afastada ainda acreditavam no meu potencial. Professores, amigos… Com certeza a força que eles me derem foi muito importante pra minha volta aos tatames. Com relação a recuperar meu espaço na Seleção Brasileira, acho que depois que você sabe como é estar lá, com os melhores tu não pode se contentar com menos, pois já conhece o caminho.
Os atletas da tua faixa etária são apontados como possíveis representantes do Brasil nos Jogos do Rio em 2016. Isso pesou para a tua decisão?
Sempre almejei chegar a um Mundial e até Olimpíadas, então com certeza por estar na faixa etária que está sendo apontada para 2016 influenciou sim.
O que você acha que melhorou em relação a dois anos atrás?
Com certeza amadureci e cresci muito com as experiências que tive durante esse tempo. Acho que a minha visão hoje com relação ao mundo do judô só irá me ajudar a crescer ainda mais.
Qual que tu achas que é o teu ponto forte e quem é a tua inspiração dentro do judô?
A persistência e a garra pra superar os desafios. Admiro muito o atleta Moacir Mendes, por todos os obstáculos que ele superou e ainda supera na sua vida.
Para finalizar, dá para viajar ao Sul-Americano confiante em mais uma medalha para o Rio Grande do Sul?
Acredito que sim e espero poder trazer mais essa medalha para o Rio Grande do Sul e o Brasil.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

4 respostas

  1. Boa sorte Camila que teu esforço seja recompensado pois é da dificuldade que se faz a força..a tua estrela vai brilhar! você tem talento pra isso!

  2. Parabéns por sua superação Judoca Camila ,muito mais do que vencer as adversárias é vencer a si mesmo e crescer a cada dia ,certamente o RS e o mundo te verão em 2016 ,SSSHHHOOOSSS……

  3. Parabens querida e boa sorte, continue acreditando em ti, tu és capaz
    Grande abraço do Tio Schmidel

  4. camila,
    parabéns pela sua sempre conduta,uma atleta obstinada ,que tenho certeza que dará muitas alegrias ao judô gaúcho e brasileiro.Bj KIKO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *