A Seleção Gaúcha paraolímpica superou-se e conquistou cinco medalhas no último fim de semana, durante o Grand Prix Infraero de Judô para cegos e deficientes visuais, em Goiânia. Foram três bronzes e duas pratas. Os atletas são filiados à Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs).
O grande destaque da competição foi Luiza Oliano, de apenas 14 anos. Ela faturou o bronze na categoria ligeiro logo em sua estreia no torneio. Giovana Pila também voltou subiu no pódio: bronze no adulto e prata no absoluto. Hélio Passos não conseguiu avançar, apesar do ótimo judô apresentaod.
Entre os iniciantes – categoria que reúne competidores até a faixa laranja – Rafael Santos e Wellman Brito conquistaram uma prata e um bronze, respectivamente.
O Grand Prix Infraero de judô reuniu 185 atletas, de 20 entidades. o torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e terá a próxima etapa entre 9 e 11 de dezembro, em São Paulo.
Para o Grand Prix seguinte, Luiz Henrique da Cruz, que não foi a Goiânia por estar machucado, reforçará a equipe do Rio Grande do Sul, que pode ter ainda mais atletas.
Em Goiânia, a Seleção Gaúcha foi composta por Giovana Pila, Hélio Passos, Luiza Oliano, Rafael Santos e Wellman Brito. Darci Campani foi o chefe da delegação e o professor Flávio Pereira atuou como técnico. Josiane da Rosa trabalhou no staff.
Mais informações estão disponíveis no site www.acergs.org.br.
4 respostas
Parabenizo aos atletas paraolimpicos com muitaa garras, muitas forças, muitas felicidades e muito sucesso. Vamos lá, bola prá frente ! Parabéns !
Volto a escrever sobre os erros de classificação, classifiquei 2° LUGAR NO INDIVIDUAL E O 3° LUGAR NO ABSOLUTOS. É ISSO !
Não Giovana a classificação está certa, ficastes em terceiro na categoria e segundo no absoluto.
A atleta Giovana está se empenhando muito em sua participação na seleção brasileira de judô paraolímpico, que por não ter vaga na categoria dela para as olimpíadas, só tem aberto inscrições na categoria acima, o que tem lhe trazido muito esforço para superar as atletas de maior peso, mas Giovana tem demonstrado muita gara e superado esta dificuldade.
Para podermos entender no judô paraolímpico também participam atletas de baixa visão, que foi ocaso da luta to, sua adversária, além de uns 10 anos mais jovem, também era B3, portanto tinha capacidade bem maior que a Giovana para enxergar, e após um longo dia de lutas, Giovana fez o Ippon mais rápido da competição em 4 segundos.
Parabéns Giovana.
Também a Luiza, que foi preparada par lutar na categoria sub-15, participando pela primeira vez em competições do judô paraolímpico, teve que disputar na categoria adulto, pois a sua categoria não foi realizada, mesmo pegando a atleta titular e a reserva da seleção brasileira, ficou em terceiro lugar, superando todas as dificuldades.
A disputa no masculino já está em nível muito elevado, principalmente por que todos tratam de não estarem na categoria até 100 kg, onde o tetra-campeão Tenório é absolutamente imbatível, com isto as categorias até 90 kg e acima de 100 kg acaba recebendo a inscrição de muitos atletas, na até 90 kg, onde disputou o nosso atleta Hélio Passos, estavam inscritos 12 atletas, entre eles o titular e o suplente da selação brasileira, o que tem tornado esta categoria muito dificil, com atletas muito qualificados.
Na categoria iniciante o Rafael e o Brito acabaram na mesma categoria e só foram superados por um atleta bem mais graduado, pois iniciante vai da faixa branca até a laranja.
Estão todos de parabéns.
Luiza agora no final do mês ainda participará das olimpíadas escolares e toda a equipe terá a 2ª etapa do Gran Prix, em São Paulo.
Nossa grande aposta é na participação da Giovana no Parapan, ainda este ano, no México.
Um abraço
Campani
Fala Gio!!!!
Acabei de receber sua convocação para o IV etapa do treino da seleção Brasileira entre os dias 6 e 7 de setembro em São Paulo.
Parabéns mais uma vez!!!!!