O judô gaúcho assegurou três medalhas no Grand Slam do Rio de Janeiro neste domingo. Ao final da fase classificatória, Maria Portela, Rochele Nunes e Mayra Aguiar garantiram presença na semfinal e mais tarde voltam para lutar pelo ouro no ginásio do Maracanãzinho. João Gabriel Schilliter também disputa o pódio para o Brasil mais tarde.
Na categoria 70 kg havia duas gaúchas. Natália Bordignon e Maria Portela. Natália perdeu logo na estreia para a espanhola Cecilia Blanco. Mas Portela deu o troco e superou a europeia na rodada seguinte – antes ela havia começado com vitória por ippon sobre Antonia Moreira, de Angola.
Na semifinal, Portela repetirá o confronto da Copa do Mundo da Áustria deste ano contra a colombiana Yuri Alvear. Na ocasião, a gaúcha ganhou com um ippon.
Mayra Aguiar começou com tudo. De cara, ela bateu o recorde da competição e aplicou um ippon na colombiana Anny Cortes em nove segundos. Na segunda rodada, Mayra bateu a canadense Marylis Levesque, também por ippon, e garantiu presença na semfinal, onde vai enfrentar a francesa Audrey Tcheumeo, número 4 do mundo.
Convocado quase às pressas para o Grand Slam, Rodrigo Luna não passou da primeira rodada. Ele encarou o japonês número 2 do mundo, Takashi Ono, já na estreia, e levou um ippon. Mesmo assim, nada de frustração: “Acho que lutei muito bem com ele”, avaliou-se o peso médio.
Por sua vez, Renan Nunes somou seus primeiros pontos no ranking mundial. O gaúcho passou pelo marroquino Adil Fikri na primeira luta. No segundo confronto, entretanto, perdeu para o russo Sergey Samoylovich, número 4 do mundo.
Outro russo, Dmitriy Sterkhov, foi algoz de Walter Santos, nas oitavas de final do peso pesado. O atleta da Rússia ganhou por um yuko e seguiu em frente na competição, eliminando o judoca da Oi/Sogipa.
Brasil quebra recorde
Ontem, o Brasil já havia conquistado um ouro e duas pratas. Hoje, a Seleção confirmou a força de casa e, além dos gaúchos, classificou outros quatro atletas para as semifinais: Leandro Guilheiro, Hugo Pessanha, Tiago Camilo e João Gabriel Schlittler. Somando tudo, o País garante o recorde de 11 pódios em um mesmo Grand Slam.
Acompanhe
Os canais Record e SporTV anunciam a transmissão das lutas decisivas do Grand Slam do Rio, a partir das 16h. O site ippon.org divulga o resultado das lutas, assim como o Twitter da CBJ (@noticiasCBJ). O blog Correio Olímpico, do Correio do Povo, também está no Rio de Janeiro.
Mayra em ação
Confira o vídeo da primeira luta de Mayra, que durou nove segundos: