O judoca da Sogipa Felipe Kitadai encerrou a sua participação no Grand Slam de Moscou na quinta colocação e somou 60 pontos no ranking mundial. Ele venceu duas lutas até ser superado, no golden score, pelo atual campeão do mundo, Rishod Sobiriov, do Uzbequistão. Neste domingo, é a vez de Mayra Aguiar subir no tatane russo.
Kitadai iniciou a sua campanha na segunda rodada do Grand Slam contra o inglês Ashley McKenzie. O brasileiro encaixou um ippon restando cinco segundos de luta e passou às oitavas de final, para encarar Nijat Shikhalizada, do Azerbaijão. No segundo confronto, novo ippon.
Como era esperado, o adversário seria o o uzbeque Rishod Sobirov, número 1 do mundo entre os ligeiros. Kitadai encarou de frente e fez uma luta parelha e levou o duelo até o golden score. Na “morte súbita” acabou derrotado por ippon.
Além de Kitadai, Leandro Cunha e Sarah Menezes também terminaram na quinta colocação em Moscou. Neste domingo, Mayra Aguiar, Hugo Pessanha, Daniel Hernandes e Rafael Silva serão os brasileiros que competem no Grand Slam.
Elogios a Kitadai
O desempenho chamou a atenção do técnico da Seleção Brasileira, Luiz Shinohara: “Trouxemos ele até aqui porque acreditávamos que seria capaz de fazer uma boa competição. O Felipe caminhou bem numa chave difícil, quase ganhou de um atleta imbatível, e mostrou que tem muito o que crescer”, salientou.
O treinador da Sogipa e diretor técnico da Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, também avaliou de forma positiva o desempenho de Felipe Kitadai. “Ele só perdeu para o cara que é o mais invencível no judô hoje”, afirmou. “Ele lutou muito bem e somou 60 pontos importantes no ranking mundial.”