As últimas semanas foram bastante festivas para o judô do Rio Grande do Sul. Com vitórias e medalhas desde as categorias de base até o tetra da Sogipa no Troféu Brasil, os dirigentes e técnicos gaúchos celebraram os bons resultados tanto no Brasil como na Europa antes de entrar na próxima maratona de torneios, com eventos como os Brasileiros sub-17 e sub-20, além de etapas da Copa do Mundo e dois Grands Slams.
FGJ pede foco constante nos desafios
O presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da Luz Pereira, aprovou o rendimento dos atletas do Estado. “Felizmente não sou pego de surpresa com resultados como o tetra da Sogipa ou as medalhas na Europa. Eles são fruto da preparação séria desenvolvida por nossos clubes e da determinação dos atletas.”
Ele quer que a mobilização continue: “Teremos eventos importantes em nível nacional e internacional dentro dos próximos dois meses e quero comemorar de novo”.
Sogipa brinda o tetra do Troféu Brasil
Além do presidente Carlos Eurico, um dos mais sorridentes desta segunda-feira foi o treinador da Sogipa Antônio Carlos Pereira, o Kiko. Ele comandou o clube à quarta conquista consecutiva do Troféu Brasil, no naipe feminino. “Tínhamos cinco atletas apenas, então podíamos errar muito pouco”, recordou.
“As campeãs merecem pelo trabalho que elas estão fazendo. E todas tiveram raça: a Dione surpreendeu, conquistando seu primeiro ouro no Troféu Brasil, a Natália, o Renan e a Rochele foram bi e a Mayra, tetra. Além da Taciana, que, outra vez, conquistou medalha, dessa vez o bronze, que foi decisiva”, acrescentou Kiko.
A delegação sogipana que disputou o Troféu Brasil participará de um almoço oferecido pelo presidente do clube, Nelson Wulff. Kiko ainda salientou as medalhas conquistadas pelas categorias de base do clube na Europa, com Aléxia Castilhos, Afonso Baldigem e Manoela Braga, além do quinto lugar de Moacir Mendes Júnior no GP de Baku: “Mais 40 pontos no ranking mundial”.
Kiai celebra investimentos
O diretor de captação de recursos da Kiai, Alvarez da Rosa de Góes, também comemorou os resultados conquistados pela categoria de base na Europa. A filiada de Canoas teve quatro representantes na Seleção Brasileira que estava no Velho Continente até o último sábado. Da Romênia, Giovani Góes trouxe a medalha de ouro no sub-17.
Mas não foi só isso que animou o dirigente, que já mira os Jogos do Rio, em 2016. Para ele, parcerias no esporte são fundamentais e os resultados da Kiai na Europa provam isso. “São um reflexo dos investimentos feitos com apoios de órgãos públicos como a Prefeitura de Canoas e de trabalhos altamente técnicos que estamos conseguindo realizar em locais como o Centro de Treinamento na Ulbra e da Sogipa”, disse ele.
“Se cada dia conseguirmos conscientizar mais pessoas da importância de trabalhos como esse e realizarmos investimentos em centros de treinamento, equipamentos, intercâmbios e treinamentos de campo, certamente colheremos bons frutos em 2016”, completou Alvarez.