Um dos principais reforços do judô gaúcho neste ano, manteve a sua escalada no ranking da Federação Internacional de Judô. A nova relação, divulgada nesta quinta-feira, mostrou que o ligeiro Felipe Kitadai subiu cinco posições, ocupando, agora, o 16º posto da categoria, com 508 pontos.
Kitadai chegou ao Rio Grande do Sul no início de março, para defender a Oi/Sogipa. Com menos de um mês de casa nova, alcançou a sua primeira conquista, no título do Campeonato Pan-Americano, no México, o que o fez subir no ranking da FIJ. Titular da Seleção Brasileira, ele já está garantido no Grand Slam do Rio de Janeiro e na Copa do Mundo de São Paulo, ambos em junho.
Quem também está próximo à faixa olímpica é Maria Portela, que na próxima semana disputa o Grand Prix de Baku, no Azerbaijão. Ela subiu duas colocações e ocupa, atualmente, o 24º lugar na categoria médio, com 278 pontos – a 184 da 14ª colocada.
“É importante que eles cresceram, mas tem que melhorar mais. A batalha é dura e difícil”, analisou o diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, e treinador da Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko.
Na sexta posição da categoria meio pesado com 916 pontos, Mayra Aguiar segue como a melhor gaúcha no ranking da FIJ. A ligeiro Taciana Lima, na 23ª posição (362 pontos); o pesado Walter Santos, na 33ª colocação (276); e a também pesado Rochele Nunes, em 35º lugar (178 pontos) são destaques do judô do Rio Grande do Sul no ranking.

Uma resposta
Que cada vez mais hajam judocas no RS que possam chegar a tal patamar elevando ainda mais o já qualificado nível do nosso judô , SSSSHHHHOOOSSSAAAA…..,boa sorte a todos .