No último dia de competições do judô no Campeonato Mundial da IBSA, em Antalya, na Turquia, uma gaúcha conquistou mais uma medalha para o Brasil. Cega e praticamente sem audição, Giovana Pila, foi bronze na categoria 78 kg (não válida para a classificação paraolímpica).
“Muito obrigado, muito obrigado, agora vou treinar ainda mais”, disse Giovana abraçando Jaime Bragança, coordenador de judô do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), numa cena emocionante.
Com cinco atletas inscritas, a disputa foi no sistema de todas contra todas. Na primeira fase, Giovana venceu três lutas (dois ippons), derrotando inclusive a vice-campeã mundial Zoubida Boazoug (+70), da Argélia, além da americana Katie Davies e da turca Methap Yilmaz (WO). A única derrota foi para a também argelina Hafida Ghenen, que perdera para sua compatriota. Os resultados forçaram a volta das três para o desempate. Desta vez, as argelinas foram melhores e Giovana ficou mesmo com o bronze, perdendo para Ghenen e Boazoug, por ippon e wazari, respectivamente.