Arrasador. Em apenas uma palavra é possível definir o desempenho da Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano, disputado nesse domingo, na cidade de Guayaquil, no Equador. Ao todo, foram 13 medalhas: dez de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Taciana Lima e Rodrigo Luna subiram no degrau mais alto do pódio e Maria Portela ficou em segundo.
Somando as medalhas da Copa Pan-Americana, o Brasil encerra a campanha no Equador com 17 ouros, cinco pratas e três bronzes. A Copa, que ocorreu entre 4 e 6 de março, contou ponto para o ranking continental, classificatório para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Os três judocas do RS também retornam com medalhas.
Pelo Sul-Americano, o Brasil foi ouro com Taciana Lima (48kg), Andressa Fernandes (52kg), Mariana Silva (63kg), Daniel Moraes (60kg), Marcelo Contini (73kg), Nacif Elias (81kg), Rodrigo Luna (90kg), Alex Aguiar (100kg) e João Gabriel Schlittler (+100kg). As duas pratas vieram com Maria Portela (70kg) e Maria Suellen Altheman (+78kg). Já o bronze foi conquistado por Luis Revite (66kg).
Judô gaúcho perde apenas uma no domingo
Na categoria até 48kg, Taciana Lima venceu na decisão a colombiana Luz Alvarez por wazari (três punições). Na semifinal, Taciana superou a medalhista olímpica Paula Pareto, da Argentina.
Já no médio (90kg), Rodrigo Luna foi campeão ao vencer por ippon o chileno Rafael Romo. No peso 70kg, Maria Portela disputou um sistema de todos contra todos e ficou com a segunda colocação, com três vitórias e uma derrota.