Primeiro judoca gaúcho a participar de uma edição de Jogos Olímpicos, em Atlanta-1996, Alexandre Garcia, foi homenageado nesta terça-feira pela Sogipa, seu ex-clube. Ele teve as palmas das mãos eternizadas ao lado de outros destaques olímpicos da instituição.
Alexandre, atualmente com 38 anos, reside em São Paulo, onde ministra aulas no Projeto Futuro e é o técnico da Seleção Brasileira Paraolímpica. De lá, ele afirmou que acompanha a evolução do judô gaúcho, “uma referência nacional”. “Os judocas do Estado e da Sogipa estão com um ótimo desempenho”, avaliou.
Como não poderia deixar de ser, um dos atletas lembrados por Alexandre foi João Derly, também presente no evento desta terça. Já de volta aos treinamentos após lesão, o bicampeão mundial revelou que ex-judoca era uma de suas referências no esporte. Outro destaque citado por Alexandre é Mayra Aguiar. “Ela tem tudo para ser medalhista olímpica e a melhor judoca brasileira no naipe feminino.”
Desde a participação de Alexandre Garcia, em 1996, o Rio Grande do Sul já teve outros quatro atletas que disputaram Jogos Olímpicos: Mariana Martins (Sidney-2000), João Derly, Tiago Camilo e Mayra Aguiar (Pequim-2008). Tiago Camilo teve o melhor resultado e voltou do Oriente com a medalha de bronze no peito.