A judoca gaúcha Mayra Aguiar começará a sua trajetória no Grand Slam de Tóquio contra a japonesa Asami Hiraoka. Ela luta na próxima segunda-feira no torneio, um dos quatro mais importantes do calendário da Federação Internacional de Judô. Será o último compromisso da atleta em 2010.
O objetivo no Japão é coroar uma temporada irretocável. Recuperada de grave lesão no começo do ano, Mayra saiu do zero para se tornar a oitava melhor judoca do mundo na categoria meio pesado. Como a medalha de ouro em Tóquio cede 300 pontos ao campeão, a gaúcha pode encerrar 2010 na terceira posição do ranking mundial, na melhor das hipóteses.
“Mayra teve resultados excelentes ao longo do ano, o que aumenta a confiança em uma boa participação neste Grand Slam de Tóquio”, salienta o treinador dela na Sogipa e diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. “Mas lutar contra uma japonesa no Japão é sempre complicado. Toda concentração é pouca”, ressalva.
Além de Mayra Aguiar, o Brasil será representado por outros 13 atletas no Grand Slam de Tóquio: Sarah Menezes, Érika Miranda, Ketleyn Quadros, Rafaela Silva, Mariana Silva e Maria Suellen Altheman; Leandro Cunha, Bruno Mendonça, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Luciano Corrêa, Rafael Silva e Daniel Hernandes.
Válida pelo Circuito Mundial, a competição começa neste sábado e se estende até segunda-feira. O campeão fatura 300 pontos no ranking da Federação Internacional de Judô, o vice, 180 e o terceiro, 120. O ranking será base para definir os judocas que irão disputar os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Confira
Chaves do Grand Slam de Tóquio
Ranking Mundial – versão dezembro