Em festa do judô, Brasil fatura o Sul-Americano de Veteranos, na Serra

Contando com vários multicampeões entre as mais de três centenas de judocas inscritos, a segunda edição do Campeonato Sul-Americano de Veteranos e da Copa Sul-Americana de Katas agitou Bento Gonçalves no último final de semana. As atividades do evento movimentaram a cidade da Serra Gaúcha de quinta-feira a sábado.

Favoritos como o medalhista paraolímpico, Antônio Tenório, e o hexacampeão mundial dos veteranos, Artêmio Caetano Filho, confirmaram suas condições e faturaram a medalha de ouro em suas categorias. Da mesma forma, o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da Luz Pereira, ouro no meio médio M-2.
Com a maioria dos atletas, o Brasil terminou na frente no quadro de medalhas. Equatorianos e argentinos também subiram no pódio.
“Mais importante que a vitória de um ou outro é a disposição de manter o judô vivo e ativo independentemente da idade”, afirmou o presidente Carlos Eurico. “Esse é um dos principais eventos do calendário da FGJ, realizado pela primeira vez na Serra. Foi uma grande festa em um ótimo lugar”, destacou.
“Tivemos ainda uma estrutura de nível olímpico”, ressaltou o dirigente, ao lembrar que o Parque Expobento, onde ocorreram as lutas, contou com tatames sintéticos e placares eletrônicos.
Os resultados completos do II Sul-Americano de Veteranos e da II Copa Sul-Americana de Katas estão disponíveis aqui.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

11 respostas

  1. Meus amiogs,
    Quero parabenizar a Federação Gaúcha pela coragem de organizar o evento e pelo sucesso do mesmo. Perceber que a arbitragem contava com videos para corrigir eventuais falhas foi uma grata surpresa.
    Ao meu amigo Carlos Eurico(Kaká) um parabéns adicional pelo desempenho como dirigente e como judoca. Estou vendo que Kaká e mesmo nome de craque,
    Estarei no Panamericano no ano que vem com certeza. Abraços.

  2. Amigos Gauchos,
    Parabéns pela realização do Sul-Americano.
    Queremos divulgar os resultados porém estamos com um problema pois não temos os resultados da Copa Sul-Americana de Katas.
    Grande Abraço em todos!

  3. Amigos Judocas,
    Parabéns a todos amigos judocas que participaram deste sul-Americano, que independente do resultado confirma a força do judÔ sem fronteira de idade. Este ano estive impossibilitado de participar, porém sempre vou torcer para todos nós. Parabéns à federação Gaucha que organizou uma competição de nível oliímpico em especial ao amigo Kaka(já lutamos juntos na mesma equipe). Estarei treinando para ano que vem poder estar compartilhando destes momentos maravilhosos. Viva o JUDÔ.
    Marco Trinca

  4. Gostaria de parabenizar o Presidente da Federação Gaúcha, Carlos Eurico (Kaká) por continuar mantendo o Judô Máster em alto nível.
    Organizar um evento deste porte, e mais mantê-lo por mais vezes e ainda subir o nível dos próximos eventos, como o Panamericano para o ano que vem, faz com que nós atletas desta categoria estejamos sempre motivados a treinar também em alto nível…
    E quanto à premiação, tem sido um diferencial, cada ano melhor e mais bonitas.
    Continue neste caminho Kaká, que vc faz um trabalho que poucos tem coragem de fazer…
    Um gde abraço e parabéns à todos os participantes e organizadores…
    Sérgio Lex
    Avaré SP

  5. Ao Presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico, e demais organizadores,
    Parabéns pela realização de um evento de alto nível em todos os seus aspectos: organização, localização, premiação, adesão e participação em massa de atletas de altíssimo nível técnico com reconhecimentos nacional e internacional.
    Abraços a todos. Nos vemos no PAN!
    Mauricio Cataneo
    Associação de Judô Kanayama
    São Paulo

  6. Venho comprimentar a Fedração Gaúcha de Judô,pelo sucesso do Campeonato Sulamericano de Judô de Veteranos e segunda Copa de Kata,Nima cidade acolhedora, e si´pática ,realizou -se um campoenato impar. Até a volta.
    Um abraço Mariza mara dos Santos

  7. Aos meus amigos veteranos,
    Foi uma grata satisfação poder compartilhar com todos momentos agradáveis fazendo o que mais gostamos no esporte, confraternizar!, Mais que uma competição, o campeonato sulamericano mostrou a importância de prezervarmos a essência da arte chamada Judô. Parabéns ao amigo presidente Carlos Eurico e toda sua equipe pelo empenho na condução de mais este grandioso evento. Continuemos trabalhando para a chama do Judô tradicional não se apagar!
    Um grande abraço.
    Associação Baeta Dojô – Belém-Pa.

  8. A TODOS OS PARTICIPANTES DO II CAMPEONATO SULAMERICANO DE VETERANOS DE JUDÔ E DA COPA SUL AMERICANA DE KATA NO ANO DE 2010
    Parabéns a todos que participaram com orgulho e dedicação representando seu Estado, seu País.
    Só o fato de viajar a lugares tão distantes, chegando cansados, deixando a família, adiantando as aulas, fazendo manobras que só um Máster poderia fazer, já é um grande louvor.
    Muitos perguntam quando os nossos resultados são de medalhas, “quantos tinham na sua categoria?” Podemos responder com convicção de que tinha só os bons, os melhores, que mesmo com o peso da idade, das lesões, dos compromissos, de lutar contra o tempo estavam lá. Todos nós sabemos que não interessa quantos inscritos tinha e nem o resultado final, pois só o fato da coragem de ir competir, é um mérito muito louvável. Pois nem sempre vencem os melhores, mas o que estiver mais preparado para o momento. Além do mais, muitas vezes nem sabemos quantos inscritos tem antecipadamente, mas vamos bravamente competir.
    O resultado não importa, nós somos impulsionados pela adrenalina da motivação, de lutar bem, de estar em forma e estar no peso, de conseguir chegar até o final do confronto, de vencer o peso da idade (para quem não sabe a partir dos 30 anos de idade perdemos anualmente aproximadamente 1% de nossa força muscular), é claro que quando perdemos uma luta ficamos inconsoláveis como um infanto-juvenil e quando conseguimos resultados com medalhas é uma satisfação imensurável, com sorriso largo e a felicidade de um infantil ganhando a sua primeira medalha.
    Não existe campeonato ou luta fácil, ou melhor, não existe competição fácil, se não tivermos um mínimo de preparo físico ou técnico, o melhor é nem comparecermos a um evento tão forte como está sendo o campeonato máster nos últimos anos.
    Nós os másteres temos sim almas e a bravura de SAMURAIS: pela honra de lutar, pela honra de vencer, pela honra de perder para o melhor, pela honra de representar uma entidade, pela honra de representar um Estado, pela honra de respeitar os adversários seja ele graduado ou menos graduado, pela honra de nossos nomes e de nossa família, pela honra da nova geração.
    Espero que a nova geração seja tão “guerreira” quanto aos nossos representantes Másteres, não só pelos resultados, mas pelos exemplos de: disciplina, respeito, dedicação, vontade de vencer, pela perseverança, pela continuidade e simplesmente de competir. Só com estas qualidades que conseguiremos resultados dentro e fora do tatami.
    Por isso não devemos esquecer que: ‘VITÓRIA É DAR CONTINUIDADE ONDE MUITOS DESISTEM”.
    Muito obrigado a todos os “guerreiros Samurais” másteres do Brasil e dos nossos países vizinhos que compartilharam a alegria de poder participar de um evento tão grandioso. Em especial agradeço ao sensei Carlos Eurico e sua equipe, ao Profº André Luis de Oliveira que conduziu esse evento tão importante para nós e para o judô.
    Atenciosamente:
    LAURO AZUMA – 3º DAN
    Coordenador Máster da F.Pr.J.

  9. Caros irmãos masters, agradeço imensamente as palavras de todos amigos. O sucesso do nosso Sulamericano só é possível pelo apoio e presença de vocês. Como atleta e apaixonado pelo Judo, só posso dizer que me sinto muito honrado de poder colaborar mesmo que timidamente pelo desenvolvimento do nosso esporte e divulgação da nossa classe master, e que me sinto muito orgulhoso ao receber tão elogiosas palavras de nomes tão importantes no Judo Nacional, como dos amigos Sensei Hamilton, Francisco Arroio, Cataneo, Baeta, Sergio Lex e tantos outros, e de que vamos continuar trabalhando para tentar fazer melhor. Ao amigo Trinca, sentimos tua falta este ano, te esperamos no ano que vem com teu seoi matador…do qual já fui vitima inclusive…Acho que o Sensei Lauro Azuma descreve muito bem o que é ser master…temos que nos orgulhar de nossa classe e que o resto do mundo do judô reconheça nossa importância, sem desmerecer as demais classes, que o judo seja prestigiado e valorizado em todas suas manifestações.
    Um grande abraço, muito obrigado a todos e até o ano que vem.
    Carlos Eurico Pereira
    Presidente FGJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *