Certamente, uma das pessoas mais safisfeitas com a realização da Seletiva para as Olimpíadas Escolares, no último domingo, era o professor Marcelo Opelt Xavier. Afinal, foi dele o esforço para que o judô gaúcho voltasse a ser representado na competição, após um longo hiato. Em 2010, veio a consolidação e o RS já tem uma nova equipe para lutar no torneio.
Um dos grandes defensores do judô social e escolar, o professor Marcelo falou à FGJ sobre seus projetos e sua satisfação em ver uma nova seleção pronta para as Olimpíadas Escolares. Para ele, mais que esporte, o judô é uma ferramenta para ajudar a desenvolver o Estado e o Brasil. É o caminho suave, pregado por Jigoro Kano.
Confira a entrevista completa abaixo:
Federação Gaúcha de Judô: O RS nas Olimpíadas Escolares se deve muito, entre outros fatores, a um esforço seu. Em 2010, o Estado embarca pela segunda vez consecutiva para a disputa. É um trabalho reconhecido?
Professor Marcelo Xavier: Em 2008 fui designado pelo Presidente da FGJ para cumprir a missão de fazer retornar o judô gaúcho ao JERGS e as Olimpíadas Escolares. A sensação é essa: “Missão Cumprida”.
FGJ: Qual a importância e o papel do judô escolar hoje no Rio Grande do Sul?
Marcelo: Considero o judô uma ferramenta importante para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do País, promovendo a inclusão social com respeito as suas diferenças a partir de uma prática altamente positiva e saudável. O judô, como atividade de inclusão social ou como competição de alto rendimento, é tratado pela FGJ com o mesmo respeito. As Olimpíadas Escolares integram esse esforço e demonstram a seriedade do trabalho que está sendo feito. Acredito seriamente que as Seletivas Estaduais para as Olimpíadas Escolares serão em pouco tempo um dos maiores eventos esportivos do RS.
FGJ: A maioria da Seleção Gaúcha juvenil para as Olimpíadas Escolares é formada por atletas da rede pública. Como o senhor analisa isso?
Marcelo: Analiso como um avanço social, descoberta de novos talentos, integração, formação educacional e cívica dos nossos judocas de escolas públicas e privadas, além de promover a saúde física e mental. Os resultados mostram que estamos no caminho certo.
FGJ: Esporte de alto rendimento e educação de qualidade pode caminhar lado a lado? O senhor defende essa política?
Marcelo: Um depende do outro, pois se tivermos uma educação de qualidade e apoio do governo terá um esporte de alto rendimento capaz de aumentar o nosso quadro de medalhas nas olimpíadas ou e em campeonatos internacionais. Para irmos bem no esporte, devemos estar bem na educação, pois é lá que se encontram os talentos esportivos.
FGJ: Uma das suas bandeiras é o judô social, com vários projetos. Conte mais sobre eles.
Marcelo: Nossos projetos sociais:
1- O judô na luta contra o Crack: Alertar os jovens e adultos através de mensagens subliminares que as drogas não são o melhor caminho para quem esta passando por problemas;
2 – Quem luta judô não briga: Diminuição da agressividade através pratica do judô;
3 – Sementes do amanhã: Mostrar que o judô também é profissionalizante, com objetivo de formar professores de judô.
4 – Projeto Futuro seguro: Em parceria com a Empresa Rudder Segurança, vamos atender 100 crianças e adultos, com aulas de judô, material esportivo, competições, oficinas educativas de combate as drogas, DST e AIDS, além de ensinar noções de higiene bucal, primeiros socorros, informática e reforço escolar.
5 – Judô Solidário: Para auxiliar na campanha do agasalho, doamos 250 kg de roupas para comunidade da Glória Gruta.
7 respostas
O PROF. MARCELO XAVIER É UM BATALHADOR PELO ESPORTE JUDÔ; ELE VAI A LUTA E CORRE ATRÁS MESMO, E ALÉM DE TUDO, TEM CARISMA E CONHECIMENTO. TAMBÉM INICIEI A PRATICA DO JUDÔ ATRAVÉS DE PROJETOS SOCIAIS E GRAÇAS A DEUS NÃO SOU UM HOMEM PIOR PELA OPORTUNIDADE E A FILOSOFIA DO JUDÔ. AH, ACHEI ÓTIMO O RETORNO DO JUDÔ GAÚCHO AS OLIMPIADAS ESCOLARES. PARABÉNS!!
Meu caro Prof. Marcelo,
Parabéns pelo belo trabalho que desenvolves no Judô, sobretudo na parte social.
Um forte abraço,
Luciano.
Adriano,
o Troféu Brasil está sim confirmado para Porto Alegre, em setembro (confira o nosso calendário).
Ainda não foi definida a programação do torneio. Assim que ela for, estará disponível no site da FGJ.
Professor Marcelo,
Fico muito feliz em saber que o judô Escolar e Social, tem a sua atenção e dedicação. Parabéns e muito sucesso !
Grande abraço!
Escobar
Resp. Téc. Escola Raul Pilla
Parabéns meu amigo isso prova o que eu já sabia você sem dúvida é um professor e uma pessoa de valor especial e acima de tudo vencedor , o JUDÔ e seus alunos tem muito a ganhar com suas contribuições
Um forte abraço e continue vigoroso neste caminho
do teu amigo
RENAN LACERDA
Meus parabens por sua luta , agora creio eu que seja vitoria, sou aluno da academia AMOCEM em Petrópolis
Continue essa sua luta sei , pois ela so vem acompanhada de vitorias!!!!
Bom dia, sou o pai do aluno Gabriel, estamos muito feliz por participar deste lindo projeto que é administrado pelo Professor Marcelo, meu filho em especial esta muito feliz e dedicado aos ensinamentos como disciplina, organização e um grande valor o RESPEITO pelo amigo… Que esse projeto seja cada vez maior e reconhecido pois ele tira crianças de maus caminhos como drogas e entre outros, criando não só novos atetletas mas sim pessoas do bem…..Parabéns Professor Marcelo e a sua aluna e professora de meu filho Viviane vocês merecem aplausos de pé….Um abraço