No último instante, quando o cronômetro já estava zerado, na derradeira luta, Maria Portela acabou deixando a medalha de ouro do Campeonato Pan-Americano, que está sendo disputado em Lima, no Peru, escapar na noite desta sexta-feira (26/4). Ela vencia Maria Perez, de Porto Rico, com um wazari de vantagem na decisão da categoria -70kg, quando foi projetada e sofreu um inesperado ippon.
Mesmo assim, ela comemorou a prata, que vale mais 490 pontos no ranking mundial e podem ser decisivos na corrida para a conquista de uma vaga na Seleção Brasileira que disputará os Jogos Olímpicos em 2020, em Tóquio. Foi a terceira medalha da Sogipa no Pan do Peru.
Portela fez uma boa campanha no Pan de Lima, vencendo duas de suas três lutas. Logo na estreia, ela bateu a cubana Nairelis Fuentes com um waza-ari. Em seguida, bateu a venezuelana Elvismar Rodriguez, outra vez com um waza-ari de vantagem.
Nesta sexta-feira, outros dois sogipanos participaram do Pan. Aléxia Castilhos (63kg) perdeu a disputa do bronze e ficou na quinta posição. David Lima (73kg), por sua vez, ficou na sétima posição.
Até domingo, também competirão em Lima os sogipanos Mayra Aguiar (78kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Macedo (90kg). Além deles, também competem pelo Brasil no Pan Beatriz Souza (+78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg), Rafael Silva (+100kg) e David Moura (+100kg).