Principal competição do ano, Mundial começa nesta quinta-feira

Enfim, chegou a hora. A mais esperada deste ano! Nesta quinta-feira, em Baku, Azerbaijão, terá início do Campeonato Mundial de Judô. A competição terá a participação de quase 760 atletas de 125 países ao redor do planeta. Todos com o sonho da glória máxima em 2018.
As lutas na disputa individual ocorrem até a próxima quarta-feira. Todo dia, um peso – tanto no masculino como no feminino – vai para o tatame, indo, na ordem, do ligeiro até o pesado. Em todos os dias, o bloco final está marcado para as 9h (horário de Brasília). Na quinta-feira que vem, dia 27, vai haver o torneio por equipes mistas.
O Brasil convocou 22 atletas para o principal compromisso do ano. Desses, sete são do judô gaúcho. São os sogipanos Daniel Cargnin (66kg) e Rafael Macedo (90kg); Érika Miranda (52kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e David Lima (73kg). Os seis primeiros, disputam a competição individual, já David disputará apenas o torneio por equipes.
Daniel e Érika tentam buscar o título mundial na sexta-feira. Ketleyn é a terceira a lutar, no domingo. No dia seguinte, é a vez de Portela e Rafael. Mayra busca a façanha de tornar-se a primeira brasileira tricampeã do mundo na terça.
No Azerbaijão, o judô gaúcho lutará pela sua 11ª medalha em Mundiais. No histórico do Estado, todos os pódios foram alcançados por judocas da Sogipa, com destaque para João Derly, que foi o primeiro brasileiro bicampeão mundial, em 2005 e 2007; Mayra Aguiar, única mulher do Brasil dona de dois títulos mundiais de judô (2014 e 2017) e que pode quebrar o recorde da Seleção caso vença novamente; e Tiago Camilo, campeão mundial em 2007.
Técnico da Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, projetou um dos Mundiais mais difíceis da história. No entanto, frisou que que o planejamento e a programação de treinos visando o evento transcorreu sem imprevistos. “A gente sabe que é muito difícil conquistar uma medalha, mas trabalhamos sério para isso”, comentou.
Otimismo para “competição dura”
As chaves foram sorteadas nesta quinta. “A gente já sabe que, seja contra qualquer competidor, é muito duro. A gente está esperando isso, mas também estamos bem preparados, tanto física quanto mentalmente”, opinou a técnica da Seleção Brasileira masculina, Yuko Fujii. O treinador da equipe feminina, Mário Tsutsui, manteve o otimismo após o sorteio: “No geral, as meninas caíram muito bem na chave. Nossa expectativa é que façam uma boa competição”.
No primeiro dia, o Brasil terá como representantes Gabriela Chibana (48kg), Eric Takabatake (60kg) e Phelipe Pelim (60kg).
• Programação dos brasileiros no Mundial:
Quinta-feira: Gabriela Chibana (48kg), Eric Takabatake (60kg) e Phelipe Pelim (60kg);
Sexta-feira: Érika Miranda (52kg), Jéssica Pereira (52kg), Daniel Cargnin (66kg) e Charles Chibana (66kg);
Sábado: Rafaela Silva (57kg)
Domingo: Ketleyn Quadros (63kg), Eduardo Santos (81kg) e Victor Penalber (81kg);
Segunda-feira: Maria Portela (70kg) e Rafael Macedo (90kg);
Terça-feira: Mayra Aguiar (78kg);
Quarta-feira: Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg), Rafael Silva (+100kg) e David Moura (+100kg);
Quinta: equipes.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *