A Confederação Brasileira de Judô convocou oito judocas para a disputa do Aquece Rio, evento teste para os Jogos Olímpicos. O torneio será realizado nos dias 8 e 9 de março, no mesmo palco onde ocorrerão os combates do Rio-2016, a Arena Carioca 1.
Dentre os convocados estão os sogipanos Daniel Cargnin, Rafael Macedo e Aléxia Castilhos, o que faz da FGJ a federação com maior número de convocados. Além deles, Gabriel Pinheiro, Jéssica Pereira, Layana Colman, Jéssica Santos e Eduardo Yudi foram chamados.
O evento-teste para os Jogos do Rio contará com disputas nas categorias meio-leve (52kg para as mulheres e 66kg para os homens) e no meio-médio (81kg no masculino e 63 no feminino). Logo após o Evento Teste, a Confederação Brasileira de Judô irá realizar um treinamento de campo no Rio de Janeiro, de 10 a 17 de março. Serão 72 judocas brasileiros (37 atletas no masculino e 35 no feminino), além de atletas da Bélgica, Grã-Bretanha e Japão.
Vagas abertas para participar do torneio
Além deles, outros atletas brasileiros serão selecionados para preencher as vagas em aberto nas chaves do Evento Teste que não forem usadas pelos estrangeiros. É necessário ter 25 atletas no masculino e 20 no feminino. Os atletas interessados em fazer a pré-inscrição podem obter mais informações no site da CBJ.