O departamento técnico das categorias de base da CBJ segue inovando. Através de projeto aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério dos Esportes, os técnicos da seleção sub-17, Fulvio Miyata e Andrea Berti, e o auxiliar técnico Edmilson Guimarães, estão em Santa Cruz do Sul acompanhando de perto o Brasileirão sub-15. A ação visa detectar futuros talentos.
“É fundamental observar estes atletas, que no próximo ano já serão Sub 17 e conhecer desde cedo suas capacidades. Estamos aqui fazendo um trabalho de captura de informações, onde mapeamos quem já possui um golpe forte ou consegue conduzir uma luta do início ao fim”, explica Edmilson Guimarães, que representa o supervisor das categorias de base da CBJ, Kenji Saito, no evento.
Além disto, como o campeão e o vice-campeão do Brasileiro Sub 15 garantem vaga no Pan-Americano e Sul-Americano da categoria, a comissão técnica está colhendo dados pessoais dos judocas para uso nos eventos.
“O nosso foco está no atleta que está no último ano de Sub 15 e será Sub 17 em 2013, mas nada impede de um talento ainda mais novo mostrar qualidade e ser integrado aos futuros treinamentos da seleção”, explica Edmilson.