Alexandre Meneghini e Igor Machado mobilizam Passo Fundo

Alexandre e Igor são motivo de orgulho em Passo Fundo | Foto: Arquivo PessoalPasso Fundo vive dias de expectativa. Pela primeira vez na história do município – e do Interior gaúcho – dois judocas locais, Alexandre Meneghini e Igor Machado, irão representar o Rio Grande do Sul e o Brasil em um torneio no exterior, o Pan e o Sul-Americano sub-13, que ocorre entre 22 e 25 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina.

A classificação ocorreu no fim de agosto, no Campeonato Brasileiro da categoria, no Pará. Alexandre sagrou-se campeão e carimbou o passaporte para defender o Brasil no Pan – além dele, Nicole Franzoi, do GN União, também foi medalha de ouro, e competirá na Argentina. Igor foi vice e confirmou vaga no Sul-Americano. “Foi um fato histórico”, comemorou o treinador da dupla passo-fundense Rodrigo Bilhar.
O fato de ser a primeira vez que judocas do Interior gaúcho irão defender a Seleção Brasileira encheu de orgulho os conterrâneos da dupla. “A mobilização aqui está muito grande. Estamos fazendo rifas para ajudar os dois a ter uma viagem mais cômoda, a prefeitura nos ajudou comprando as passagens. A torcida está muito grande”, relatou Bilhar.
Desde as vitórias no Norte do Brasil, a rotina de Alexandre e Igor mudou completamente. “Antes eles treinavam uma hora por dia apenas. Agora, intensificamos para duas horas em dois turnos”, explicou o técnico. As mudanças, contou o professor, estão surtindo efeito: “Eles estão treinando forte, não têm lesões e a expectativa é a melhor possível”.
Por outro lado, ressalvou, é preciso não forçar, “afinal são duas crianças, não podemos esquecer”. Ele salientou que tem conversado muito com os dois. “Procuro não cobrar, pois estar lá vai ser uma pressão e cada um deles lida com isso de forma diferente”, disse ele, já prevendo: “Mas toda essa vivência deve ajudá-los nas próximas categorias”.
Como assessor especial da presidência da Federação Gaúcha de Judô para o Interior, Rodrigo Bilhar não escondeu a satisfação de ter os primeiros atletas da região a representar o Estado em competições fora do País: “É fruto de um trabalho que estamos fazendo há quase quatro anos. Antes, o interior assistia atletas da Região Metropolitana representarem o Brasil. Agora lutamos por objetivos maiores”, concluiu.
*Após ser publicada com equívoco, a data da competição foi corrigida para a certa, entre 22 e 25 de novembro

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

6 respostas

  1. Parabéns ao professor Rodrigo e todos sabemos que estes resultados são fruto de muito trabalho e dedicação. Grande abraço, Maduro.

  2. O Judô do interior há muito merecia um oportunidade dessa magnitude. Com muito esforço e poucos recursos, os professores, pais e atletas de fora da região metropolitana fazem vários malabarismos para que o Judô continue ativo.
    O resultado de batalha ao longo desses vários anos está aí representado por esss dois meninos e pelo Professor Rodrigo Bilhar. Eles estão levando o nome do Judô do interior de hoje e de ontem, levando o nome daqueles que deram um duro danado para que nós estivéssemos onde estamos atualmente.
    Um forte a abraço e boa sorte!
    Luciano.

  3. Parabéns sei-sei pelo trabalho que sr vem fazendo com essa gurizada boa sorte a todos osss….

  4. Alexandre, vc é um guerreiro, já viajamos juntos para vários campeonatos, cada vez te admiro mais, pela dedicação e esforço, torço muito por teu sucesso, vai lá e faz o teu melhor, aquilo que sabes fazer, beijos Mãe Barros

  5. Parabéns a esses guris guerreiros, que estão se dedicando muito nos treinamentos.E ao meu sensei, Rodrigo Bilhar, que está colocando o interior “no mapa” e mostrando a força de nossa equipe!

  6. Parabéns ao Sensei R.Bilhar e aos demais do grupo que certamente sem eles esses judocas não alcançariam tal mérito e tenho certeza que com a continua dedicação dos mesmos irão muito mais além ,kumi kata forte e vindouro a todos ,SSSHHHOOOSS……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *